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Como descobrir quais hashtags usar?

Quais hashtags usar?

Só porque uma hashtag é popular, não significa que ela seja adequada para sua marca. Então, como descobrir quais hashtags usar?

Antes de usar uma nova hashtag, determine seu objetivo com aquele post. Um exemplo é: ter maior engajamento.

Depois de ter esse objetivo em mente, comece a pesquisar quais hashtags usar. Aqui estão algumas maneiras de encontrar as hashtags certas para sua marca.

Use uma ferramenta que te ajuda a definir quais hashtags usar pro seu nicho

Ferramentas como RiteTag e Sprout Social’s Listening podem ajudá-lo a identificar quais hashtags usar  mostrando os temas relevantes rastreando palavras-chave associadas à sua marca.

Uma captura de tela da ferramenta de escuta do Sprout Social. Na captura de tela, há palavras em uma nuvem de palavras como #café, manhã e bebida. Na parte inferior da página, palavras-chave e hashtags relacionadas são listadas e analisadas.

Ao monitorar essas conversas, você pode descobrir quais hashtags estão sendo usadas pelo seu público-alvo e em quais tópicos eles estão interessados.

O Sprout também permite acompanhar o desempenho das hashtags que você já está usando, analisando o número de menções, engajamento e opinião do público. Isso é útil para saber se você está usando as hashtags certas ou se precisa de uma mudança de estratégia.

Pesquisar hashtags de tendências

Aproveite as hashtags de tendências para atrair mais atenção para suas postagens.

Usar hashtags populares também é uma ótima maneira de ter ideias criativas para novos conteúdos. Além disso, ajuda sua marca a se tornar parte de uma comunidade maior e participar da conversa.

Então, como você encontra quais hashtags usar de tendências em seu nicho?

Comece pesquisando nativamente as hashtags populares e relevantes existentes nos aplicativos. Use estes tipos de hashtag para se inspirar:

  • Produto ou serviço (exemplo: #Pretzels)
  • Específico do setor ou da comunidade (exemplo: #BookTok)
  • Oportuna ou sazonal (exemplo: #NYE)
  • Localização (exemplo: #Dublin)
  • Siglas (exemplo: #SMMs)

Acesse a página específica de tendências da sua plataforma de mídia social para encontrá-los.

No Instagram, por exemplo, você pode navegar na página Explorar para ver quais postagens estão crescendo em popularidade. Anote as hashtags que eles estão usando e considere entrar na onda se elas se alinharem à sua marca.

Outras maneiras de encontrar hashtags populares incluem o uso de ferramentas de pesquisa de hashtag e o acompanhamento de eventos, feriados e ocasiões especiais.

Revise sua concorrência

Estudar a estratégia online de seus concorrentes é uma maneira inteligente de encontrar quais hashtags usar que sejam relevantes e eficazes para sua marca.

Comece identificando marcas semelhantes às suas em termos de ofertas, público-alvo e imagem geral da marca. Em seguida, analise as hashtags que eles estão usando em suas postagens, bem como as de sua biografia ou descrição do perfil.

Procure temas ou tópicos comuns que sejam relevantes para sua marca. Avalie o nível de engajamento em suas postagens e faça uma lista de hashtags com as quais você pode querer “compartilhar o espaço”.

Não se esqueça de acompanhar o desempenho de quaisquer hashtags concorrentes que você usa em suas próprias postagens. Hashtags que funcionam para sua concorrência podem não funcionar para sua marca.

Nesse caso, é melhor entender a voz, o público e o nicho de sua própria marca e usar hashtags mais direcionadas que ressoam com seus clientes.

Dicas para usar hashtags

Apesar dos benefícios das hashtags, alguns profissionais de marketing não sabem como usá-las estrategicamente.

Por exemplo, se seu objetivo é alcançar um público específico, adicionar hashtags populares (exemplo: #ForYouPage) às suas postagens pode lançar uma rede muito ampla e não conectar você com as pessoas certas.

Para aperfeiçoar a arte de hashtagging, você deve realizar pesquisas, usar hashtags cuidadosamente e analisar seus resultados.

Aqui estão algumas dicas para usar hashtags em seu potencial máximo.

1. Crie hashtags de marca

Você pode descobrir que criar sua própria hashtag de marca é a melhor maneira de atingir seus objetivos. As hashtags de marca aumentam a visibilidade, os cliques, as menções e o alcance geral.

Certifique-se de usar sua hashtag de marca de forma consistente em todos os seus canais de mídia social. E incentive seus seguidores a usá-lo quando compartilharem conteúdo relacionado à sua marca.

Por exemplo, a Rare Beauty – marca de maquiagem de Selena Gomez – iniciou a hashtag #rareroutine para incentivar os clientes a compartilhar suas rotinas de beleza usando produtos Rare Beauty.

Postagens no Instagram usando a hashtag rareroutine

Você também pode considerar a realização de uma campanha ou concurso de mídia social usando a hashtag para promover ainda mais sua marca.

Para a maioria das marcas, usar a combinação certa de hashtags populares, de nicho e específicas da marca é o ponto ideal para exposição e engajamento.

Acima de tudo, é mais importante identificar hashtags que ajudarão sua marca a se destacar de seus concorrentes e contribuir para seus objetivos exclusivos.

2. Use hashtags relevantes em seu conteúdo social

Depois de identificar quais hashtags você vai usar, é hora de começar a adicioná-las ao seu conteúdo. Com hashtags, a regra geral é menos é mais. Evite encher suas postagens de hashtags. Isso não apenas pode impedir que as pessoas leiam sua mensagem, mas também pode levar a plataforma social a categorizar suas postagens como spam.

Em geral, atenha-se a algumas hashtags relevantes ou que descrevam sua postagem. Para determinar exatamente quantas hashtags você deve usar, siga as melhores práticas de cada plataforma social. Continue lendo para saber mais sobre as práticas recomendadas específicas da plataforma na próxima seção deste artigo.

Ao escrever sua copy, personalize o posicionamento da hashtag de acordo com as diretrizes de cada plataforma. Lembre-se de que hashtags são hiperlinks. Adicioná-los ao final de suas legendas, descrições ou postagens funciona melhor para evitar que as pessoas cliquem fora.

3. Analise e relate o progresso de suas hashtags

Rastrear suas hashtags é a coisa mais importante que você pode fazer para garantir que elas impactem seu desempenho social. Monitore as principais métricas regularmente, incluindo:

  • Popularidade: quantas pessoas estão usando a hashtag?
  • Alcance: quantas pessoas veem a hashtag que você está usando?
  • Interações: quantas pessoas se envolvem (curtem, compartilham ou comentam) com postagens que incluem a hashtag?
  • Usuários: quem está vendo a hashtag?

Você pode encontrar alguns desses dados nos aplicativos nativos. Se você deseja gerá-lo e visualizá-lo automaticamente em um só lugar, use uma ferramenta como o Sprout Social.

No Sprout, existem várias maneiras de acompanhar o desempenho de suas hashtags. Por exemplo, você pode usar a escuta social para descobrir com que frequência as pessoas estão falando sobre seu tópico, quais termos relacionados estão usando e o sentimento em torno do tópico.

Uma captura de tela do recurso de escuta do Sprout. Na imagem, hashtags e palavras-chave relacionadas são analisadas quanto ao volume e sentimento.

Use dados para determinar quais hashtags funcionam bem e quais não. Continue experimentando e testando novas tags para evitar usar as mesmas hashtags em todas as postagens – isso pode ser registrado como spam. Em vez disso, mantenha suas hashtags de melhor desempenho em rotação e experimente novas com frequência.

Usando hashtags em diferentes redes sociais

Ao usar hashtags em sua presença social, não adote uma abordagem de tamanho único. Personalize as hashtags de acordo com cada plataforma. Aqui estão as melhores práticas de hashtag atualizadas que você pode seguir para turbinar seu conteúdo e aumentar seu alcance.

Como usar hashtags no Instagram

Há uma série de benefícios em usar hashtags no Instagram . De acordo com a comunidade de criadores do Instagram , os usuários do IG devem “pensar nas hashtags como uma ferramenta que fornece contexto sobre sua postagem e oferece suporte à entrega de conteúdo para pessoas interessadas em um tópico específico”.

A comunidade de criadores também estabelece estas diretrizes:

  • Use apenas 3-5 hashtags por vez
  • Use hashtags em seus posts, comentários e Stories
  • Use apenas hashtags relevantes para sua comunidade e marca

 

Como usar hashtags no Facebook

O Facebook evitou dar conselhos explícitos de melhores práticas desde a introdução de hashtags em 2016 . Isso levou algumas marcas a evitar usá-los, enquanto outras os incluíram em todas as postagens.

Com base em nossa pesquisa , siga estas etapas para fazer hashtags no Facebook funcionarem para sua marca:

  • Use apenas 1-2 hashtags
  • Use hashtags em seus posts, comentários e Stories
  • Use hashtags oportunas, pois muitos usuários recorrem ao Facebook para notícias e eventos
Uma captura de tela do post do Facebook da Black Wolf Nation em 4 de julho. A imagem mostra um frasco de xampu Black Wolf Nation transformado em uma representação artística da Revolução Americana.

Como usar hashtags no TikTok

Alguns citam o TikTok como a melhor história de sucesso de hashtag . E não há como negar o impacto que as hashtags têm no aumento de seu alcance no aplicativo.

Para ajudar seu TikTok a atingir seu potencial máximo, use estas práticas recomendadas de hashtag:

  • Use apenas 3-5 hashtags
  • Use hashtags em seus vídeos e Stories
  • Fique por dentro das hashtags emergentes e populares e use-as com cuidado
  • Evite usar #ForYou, #FYP e #ForYouPage. Se você usá-los, prossiga com cautela.

Como usar hashtags no Twitter

As hashtags estão incorporadas ao DNA do Twitter. Os usuários do Twitter recorrem à plataforma para acompanhar o que está acontecendo e as hashtags facilitam a localização do conteúdo mais recente. O Twitter torna isso ainda mais fácil, exibindo hashtags e palavras-chave de tendências na página inicial.

Uma captura de tela de uma parte da página inicial do Twitter. O cabeçalho diz "O que está acontecendo" com as principais notícias do dia listadas abaixo.

Use estas dicas de hashtags para ajudar seu conteúdo a ter um bom desempenho no Twitter :

  • Use apenas 1-2 hashtags
  • Use hashtags em seus Tweets, Retweets e Respostas
  • Use hashtags com foco na comunidade (exemplo: eventos, conferências, feriados)
  • Participe de conversas atuais usando hashtags populares e pulando nas tendências (se for uma boa opção para sua marca)

Como usar hashtags no LinkedIn

Os usuários do LinkedIn seguem e interagem com hashtags relevantes para seu trabalho ou setor. Toque nas hashtags preferidas do seu público ao criar seu conteúdo social.

Uma captura de tela das hashtags #workingparents no LinkedIn. A hashtag tem 1.196 seguidores.

O LinkedIn também é um ótimo lugar para lançar suas hashtags de marca e incentivar os membros de sua equipe a usá-las também.

Ao usar hashtags no LinkedIn, considere estas práticas recomendadas:

  • Use apenas 2-3 hashtags
  • Use hashtags em suas postagens e na página da sua empresa. Nota: Hashtags em comentários ou artigos não aparecem no feed das pessoas.
  • Misture hashtags de marcas conhecidas e de nicho

Como usar hashtags no YouTube

Use hashtags no YouTube para ajudar as pessoas a encontrar seus vídeos. As hashtags aumentam sua capacidade de pesquisa e organizam seu canal, o que incentiva os espectadores a permanecerem por perto.

Para incentivar mais exibições de vídeo, otimize seu uso de hashtag com estas diretrizes:

  • Use apenas 3-5 hashtags por vídeo
  • Use 1-2 hashtags em seu título e o restante em sua descrição

Como usar hashtags no Pinterest

O Pinterest ajuda a criar uma experiência personalizada classificando todos os Pins em categorias. As pessoas procuram por “pin-spiration” para tudo, desde decoração de festas até muscle cars, portanto, adicionar hashtags de nicho às suas postagens facilita o alcance do público certo.

Uma captura de tela de "Today's Inspiration" no Pinterest. A página inclui seis imagens com texto sobreposto. "Experimente esses wraps inteligentes" sobre uma imagem de um wrap vegetariano, "Unhas de astrologia para cada zodíaco" sobre uma imagem de designs de nail art coloridos inspirados na astrologia, "O potencial de tela cheia do seu telefone está aqui" sobre uma imagem de bloqueio opções de tela, "Celebrando o Dia da Bastilha" sobre uma imagem de pessoas comendo uma tábua de charcutaria com muito pão francês, "Esses estilos luxuosos de animais de estimação têm personalidade ronronante" sobre imagens extravagantes de cães e gatos vestidos com roupas humanas e "Fila sua playlist de verão" sobre a imagem de uma pessoa sintonizando um rádio antigo.

Use estas dicas de hashtag para ajudar seus Pins a serem vistos pelo público-alvo:

  • Não há dados oficiais do Pinterest para apoiar o número de hashtags que você deve usar. Use seu próprio critério e, lembre-se, menos é mais.
  • Use hashtags oportunas, pois os usuários costumam acessar o Pinterest para obter ideias sazonais
  • Verifique se suas hashtags são relevantes para o seu Pin

Exemplos de hashtags para desencadear sua próxima grande ideia

Agora que você sabe como usar hashtags em várias plataformas, aqui está nosso resumo das melhores maneiras de usá-las para marcas e criadores.

1. Faça referência a uma tendência da Internet

Quando Casper ouviu falar sobre #GoblinMode – a última tendência da Internet que celebra a preguiça – eles rapidamente entraram na diversão. Como uma marca conhecida por vender colchões de última geração, descanso e relaxamento fazem parte de seu espírito.

Exemplo de Twitter Casper

Se você vir uma nova tendência alinhada com sua marca, use-a para inspirar seu próximo Tweet. Não se esqueça de usar a hashtag de tendências.

2. Use uma hashtag para suas perguntas e respostas

A Orgain organizou um evento de perguntas e respostas ao vivo e postou suas respostas no Twitter usando #OrganicSummer. A hashtag tornou mais fácil para o público acompanhar e interagir com o conteúdo. Era geral o suficiente para atingir muitas pessoas, mas específico o suficiente para atrair o público certo.

Uma captura de tela de vários tweets de Orgain. Os tweets contêm truques para uma alimentação saudável. As imagens em anexo são imagens brilhantes e coloridas de produtos Orgain.

Você está hospedando ou participando de um evento em breve? Certifique-se de usar a hashtag desse evento em seu conteúdo promocional. Se ainda não houver uma hashtag, crie uma.

3. Combine hashtags gerais e de marca

Jenna Kutcher, apresentadora do podcast Goal Digger, é conhecida por seu conhecimento de marketing online. Em suas postagens no LinkedIn, ela usa hashtags específicas para sua marca (exemplo: #GoalDiggerPodcast) e hashtags gerais que seu público pode usar (exemplo: #Empreendedorismo).

Uma captura de tela da postagem de Jenna Kutcher no LinkedIn. Na postagem, ela compartilha informações sobre o último episódio do podcast Goal Digger.

Se você está procurando inspiração para sua hashtag de marca, considere usar o nome de uma campanha, slogan ou série de conteúdo existente que sua marca usa atualmente. As palavras-chave já estão associadas à sua marca, portanto, serão uma combinação natural.

4. Marque sua localização

A Myles Apparel sabe que seus clientes são tão obcecados pela natureza quanto eles. É por isso que marcar suas imagens do Instagram com #Donner faz sentido. Donner Summit, Califórnia, é um local altamente instagramável feito para entusiastas do ar livre.

Uma captura de tela de uma legenda do Instagram por Myles Apparel. A imagem usa a hashtag #donner. Isso mostra quais hashtags usar.

Se você estiver em um local significativo para seu público, adicione-o à sua postagem ou story como uma hashtag.

Comece a usar hashtags em sua estratégia de conteúdo

A hashtag não está morta. Na verdade, é mais vital do que nunca para o sucesso do desempenho do seu conteúdo. Ao fornecer conteúdo com as hashtags certas, você pode criar relacionamentos com sua comunidade, aumentar o reconhecimento da marca e atingir seus objetivos nas redes sociais – e além.

Caso você tenha ficado com dúvida em como escolher a melhor rede social para uma oficina, fique à vontade para me chamar no Instagram: @marcelo.mgk

Pode me chamar também no Instagram da Agência: @agenciami.lance

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Marcelo Diego

Marcelo Diego

Gearhead e empreendedor digital.

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