Usar hashtags no Instagram ou não usar? Eis a questão que tira o sono dos social medias e criadores de conteúdo.
A resposta, curta e grossa, é: Sim! Use hashtags no Instagram.
As hashtags no instagram são essenciais para o desempenho do seu perfil.
Você pode não ter percebido, mas perfis médios e pequenos, com visão de futuro, usam as hashtags no instagram com objetivos específicos e estratégias intencionais em mente, para ter seu conteúdo com mais alcance e mais visualizado.
Antes de falarmos sobre isso, precisamos entender melhor sobre as hashtags no Instagram.
O que são Hashtags?
Hashtags são palavras e números que seguem o símbolo “#” e servem para categorizar o conteúdo no Instagram e em outras redes sociais. Isso é importante pois categorizar um conteúdo é importante para que ele possa ser rastreado pelo algoritmo da plataforma e também pelos usuários.
Elas podem ser usadas em diversas partes do Instagram como legendas dos posts, legendas dos reels, nos stories e na bio.
Como as hashtags surgiram?
As hashtags foram criadas em 2007 por Chris Messina, designer de produto no Twitter na época. Segundo ele, as hashtags foram criadas para impedir que qualquer rede social se torne detentora delas: “Pense nisso: as hashtags são uma das poucas superestruturas que abrangem todas as plataformas de mídia social. Somente as hashtags permitem que pessoas com interesses semelhantes se encontrem, seja no Twitter, Instagram, Pinterest, Tiktok, Reddit ou em outro lugar. Elas fornecem um vislumbre de como poderia ser uma rede social ‘interoperável’ e descentralizada.” (Tradução livre).
Pra que servem as Hashtags?
Devido o avanço dos algoritmos de mídia social de hoje, pode ser difícil lembrar dos caóticos feeds das redes sociais no início dos anos 2000. Os usuários tinham controle limitado sobre o conteúdo que viam e ficavam frustrados com muitas postagens desinteressantes ou irrelevantes.
As hashtags foram inventadas para ajudar a trazer ordem à experiência do usuário de rede social. As hashtags agrupam posts semelhantes para ajudar as pessoas a encontrar conteúdo importante para elas. Depois que uma hashtag é publicada, ela se torna um link clicável e pesquisável.
Embora organizar os feeds fosse o propósito original das hashtags, seu uso evoluiu. Agora, elas permitem os criadores de conteúdo ampliar sua mensagem. As hashtags se tornaram tão poderosas que podem ser a organizadoras de movimentos sociais como a hashtag: #BlackLivesMatter.
Para as marcas, as hashtags podem ajudar os profissionais de marketing social a alcançar públicos de nicho e criar comunidades como uma hashtag de uma marca de carro: #volkswagembrasil.
Assim, as hashtags também ajudam a criar campanhas virais , aumentar o reconhecimento da marca e atingir suas metas de negócios.
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Por que você deve usar hashtags no Instagram?
De fato, as hashtags são ferramentas poderosas para aumentar sua presença nas redes sociais. Independente de qual plataforma você usa, as hashtags, quando bem usadas, podem te trazer os seguintes benefícios:
Aumento do Engajamento
Você pode usar hashtags no Instagram para vincular seu post a determinados assuntos ou a trending topics (assuntos do momento ou pautas quentes), o que pode aumentar o alcance de suas postagens, gerar curtidas e comentários e, com isso, ter mais engajamento e atrair ainda mais atenção.
Por exemplo, digamos que você seja um Centro Automotivo e está tendo um assunto polêmico sobre troca de óleo em um Up! TSI. Você pode usar hashtags relevantes como #trocadeoleo e #uptsi, para fazer com que seus posts apareçam para pessoas que estão engajando com estes assuntos. Isso vai fazer com que seus posts a apareçam em buscas e no feed dessas pessoas, aumentando sua visibilidade e potencial de engajamento.
Você também pode monitorar essas hashtags no Instagram e interagir com os usuários que as usam. Curta e faça comentários relevantes em postagens que estão com bom engajamento e que estão utilizando as hashtags relacionadas ao seu nicho.
Mas tenha cuidado!
Incluir spam, irrelevante, genérico e muitas hashtags podem fazer mais mal do que bem. Escolha suas hashtags com sabedoria para alcançar públicos com interesses semelhantes e certifique-se de que vale a pena interagir com seu conteúdo.
Vale lembrar que existem hashtags no Instagram que proibidas. Um exemplo é “#sextou”, a qual em inglês tem uma conotação que viola os termos da plataforma.
Torna sua marca mais fácil de encontrar
As hashtags no instagram são uma ótima maneira de aumentar o alcance da sua marca. Eles permitem que você categorize seu conteúdo para que qualquer pessoa interessada nesse tópico específico possa encontrá-lo facilmente.
Por exemplo, digamos que você tenha uma estética automotiva e agora está realizando o serviço de lavagem de bancos e faz uma postagem sobre isso. Ao incluir hashtags relevantes como #lavagemdeestofados, #bancosautomotivos e #lavageminterna em sua postagem, você basicamente marca seu conteúdo com essas palavras-chave.
Os usuários interessados nesse serviço ou pesquisando essas palavras-chave podem encontrar sua post (e, consequentemente sua marca) pesquisando essas hashtags.
Você também pode incluir hashtags mais gerais sobre seu serviço para que pessoas que buscam algo mais amplo também te encontrem, como a hashtag: #esteticaautomotiva.
Adiciona contexto adicional às suas postagens
As hashtags no instagram conectam seus posts a tópicos ou temas específicos, tornando mais fácil para seu público encontrar, entender, se relacionar e se envolver com seu conteúdo.
Por exemplo, se você estiver compartilhando uma nova marca que pneus que está vendendo e incluir hashtags como #trocadepneus pode ajudar a tornar seu post pesquisável e diferenciá-lo de outros posts de perfis que só vendem o pneu, mas não montam.
Da mesma forma, se você estiver participando de uma conferência ou evento, usar a hashtag oficial do evento pode ajudar sua postagem a ser vista por outros participantes e pessoas que seguem o evento online.
As hashtags no Instagram também são úteis se você estiver compartilhando conteúdo visual criativo e quiser adicionar o contexto certo sem escrever longos parágrafos de texto.
Por isso, sempre use as hashtags no instagram, princilpamente nos seus posts do feed e do reels.
Caso você tenha ficado com dúvida em como escolher a melhor rede social para uma oficina, fique à vontade para me chamar no Instagram: @marcelo.mgk
Pode me chamar também no Instagram da Agência: @agenciami.lance