Qual melhor rede social para uma oficina? Atualmente temos diversas redes sociais na Internet onde podemos divulgar nosso trabalho. Cada uma possui a sua característica principal diferenciando uma da outra. Por isso, não é difícil recebermos essa pergunta.
O principal ponto para responder é que você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo, principalmente qual a rede social que eles mais usam para que você possa escolher a melhor rede social para uma oficina.
Cada geração acaba usando mais ou menos determinada rede social. A geração Z, por exemplo, utiliza mais o Instagram, enquanto os Milenials usam o Tiktok.
Infelizmente nessa pesquisa nós não temos dados do TikTok. Entretanto, é possível perceber que o uso das redes sociais entre 18 a 24 é muito maior quando comparado à demais idades.
É importante observamos que, grande parte do público comprador dos diversos mercados estão na faixa dos 25 aos 49 anos. Assim, precisamos olhar para quais redes eles estão mais usando. Através do gráfico é possível concluir que Facebook, Instagram e YouTube são as redes mais utilizadas. Sabendo disso, você precisa estudar e adaptar sua comunicação ao máximo nas particularidades dessas plataforma.
Particularidades de cada plataforma.
Muito se engana quem acredita que o Facebook está morto. O público com idade acima de 30 anos ainda continua consumindo conteúdo na plataforma, como mostra o gráfico.
Entretanto, para que ela seja a melhor rede social para uma oficina, você precisa adaptar seu conteúdo a ela.
Hoje, grande parte dos conteúdos consumidos no Facebook são vídeos curtos (como os reels) e imagens vindas de “fã-pages”, que são as páginas das marcas ou de personalidades. A plataforma tem sugerido bastante esses conteúdos, fazendo com que as pessoas consumam cada vez mais esses conteúdos de empresas e pessoas que ela não segue.
Assim, crie sua fã-page e use e abuse dos vídeos curtos com conteúdo de qualidade.
Você com certeza usa mais o Instagram do que Facebook. Se eu acertei o meu público-alvo com esse texto, provavelmente você também usa mais o Instagram do que o Tiktok.
Não é difícil acertar isso porque essa é a mais usada no Brasil. Isso quer dizer que ela é a melhor rede social para uma oficina?
Se eu tivesse que te dizer uma única, com certeza falaria o Instagram pelos motivos anteriores. Porém não basta postar qualquer coisa.
Um erro que muitas oficinas cometem é postar somente as fotos dos carros que fizeram o atendimento. Entretanto, é necessário postar mais do que isso. Tente mostrar a qualidade do seu serviço através da organização e limpeza da sua oficina. Explique, também, sobre o problema de cada carro, mostrando o conhecimento da sua oficina.
Somado a isso, você pode criar conteúdos nos stories, mostrando os bastidores da sua oficina, dando dicas rápidas e aproximando seus seguidores ao seu dia dia, fazendo com que eles se simpatizem com a sua oficina e se sintam confortáveis de levar seus carros até você.
Se você quer aprender a fundo como criar conteúdo de qualidade e entender tudo sobre Instagram, nós temos um treinamento para que você consiga fazer conteúdos mais atrativos e que vão te ajudar a vender serviços.
Se você quer saber mais, acesse: https://mi-lance.com.br/insta-10k-automotivo/
Tiktok
Como você sabe, hoje é a plataforma que mais cresce no Brasil e no mundo. Porém, isso exclusivamente não faz dela a melhor rede social para uma oficina. Como sempre, você deve saber o que postar em cada uma delas.
O Tiktok é uma plataforma exclusivamente de vídeos e, na maioria, curtos. O pessoal nessa rede social gosta de vídeos mais dinâmicos. Portanto, evite vídeos muito massantes e longos. Busque dar dicas rápidas e que as pessoas podem aplicar e ter resultado na hora. Além disso, assim como no Instagram, vídeos que mostrem a qualidade da sua oficina e organização, vão se sair muito bem.
YouTube
O YouTube é completamente diferente de tudo. Como você pode ver no gráfico acima, é a rede social mais consumida por todas as faixas etárias. Essa é uma rede social que pode sim ser a melhor rede social para uma oficina. Isso porque ela funciona diferente das outras.
O YouTube funciona como um buscador (assim como o Google), permitindo que as pessoas te encontrem mesmo que não sejam inscritas no seu canal. Assim, se você produzir conteúdos otimizados para busca e que solucionem (ou mostrem que você sabe solucionar) um problema, as pessoas vão te encontrar.
Quase ninguém possui ferramentas e conhecimento (e coragem também) de mexer no próprio carro. Portanto, se você demonstrar que tem conhecimento e sabe arrumar aquele problema (que carro não tem um problema crônico?), com certeza esse tipo de conteúdo vai te trazer mais clientes.
Há um fator que corrobora pro YouTube que é o fato de o vídeo ser perene. Assim, um vídeo que você produziu hoje, pode ser encontrado por alguém anos depois.
Esta é uma plataforma que está mais voltado para o mundo corporativo e indústria, mas isso não quer dizer que você deve abandonar essa plataforma por ela também pode ser a melhor rede social para uma oficina.
O seu público está aqui também, porém estão em busca de conteúdos diferentes dos criados para todas as outras plataformas.
O que as pessoas esperam no LinkedIn são histórias de superação ou “contos éticos”, e não esperam conteúdos educacionais. Então, aqui você mostra através dos posts que sua empresa é ética, que passa por dificuldades e as supera.
Lembre-se sempre que as pessoas tem o estigma de que oficinas mecânicas roubam seus clientes. Portanto, você mostrar que sua oficina é honesta já será um caminho excelente.
Então, qual a melhor rede social para uma oficina?
É sempre muito complicado de apontar qual a melhor rede social para uma oficina. Cada uma tem sua particularidade e por isso, aqui na agência, nós recomendamos fazer todas.
Entretanto, sabemos que nem sempre se tem uma equipe de marketing e tempo para criar tanto conteúdo com tanta particularidade. Esse é um dos motivos de oferecermos esse serviço, o qual adaptamos um mesmo conteúdo para as diversas “linguagens”.
Mas, supondo que seja você que irá fazer o seu conteúdo, nós recomendaríamos como a melhor rede social para uma oficina o Instagram. Isso porque lá você pode criar conteúdos tanto no feed quanto nos stories.
De fato o Instagram não possui a função de busca do YouTube. Porém é uma rede de consumo rápido e que é mais fácil de acompanhar (e de produzir) do que o YouTube.
Vale lembrar que quando você for criar seu conteúdo, lembre-se sempre de que as pessoas estão na redes sociais em busca, principalmente, de entretenimento. Assim, um conteúdo sem entretenimento vai ser facilmente ignorado independente da plataforma.
Pra que seus conteúdos sejam mais acertivos, você pode ler este texto que também vai te ajudar a aumentar o seu alcance em 300% e fazer você ter a melhor rede social para uma oficina:
Caso você tenha ficado com dúvida em como escolher a melhor rede social para uma oficina, fique à vontade para me chamar no Instagram: @marcelo.mgk
Pode me chamar também no Instagram da Agência: @agenciami.lance