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10 passos para a estratégia de marketing digital perfeita

10 passos para a estratégia de marketing digital perfeita

NordVPN realizou uma pesquisa em 2022 e constatou que os brasileiros passam, em média, 4 dias inteiros por semana conectados.

Porém, como encontrar seu público-alvo que está navegando na internet?

A resposta é simples: uma estratégia de marketing de rede social.

Uma estratégia de marketing é uma forma simples de direcionar seu marketing e melhorar sua performance em uma rede social como Instagram, Facebook e, até mesmo, Tiktok.

Para isso, separamos 10 passos que você deve seguir para criar a sua estratégia:

10 passos para criar sua estratégia de marketing

estratégia de marketing

1) Defina sua missão

Defina exatamente o que você quer obter da sua estratégia de marketing. Responda a esta simples pergunta:

Por que você quer usar as mídias sociais para o seu negócio?

 

2) Defina suas metas

Suas metas devem descrever exatamente como você planeja completar sua missão.

Comece listando os passos que você precisa tomar para alcançar o que você deseja.

Pra te ajudar, escreva três ou quatro passos que sejam “SMART” – específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo definido para alcançar.

 

3) Defina seu público-alvo

Descubra exatamente quem você quer alcançar.

Uma maneira simples de encontrar seu público é criar a “persona”.

As personas são personagens fictícios que têm a mesma característica de seus clientes típicos. Você deverá dar informações como: nome, idade, profissão, gostos pessoais, etc.

Definido isso, lembra-se sempre de criar conteúdo para essa persona.

 

4) Identifique seus concorrentes

Considere todas as outras marcas que possuem ofertas semelhantes e garanta que você se destaque. Comece olhando para o que seus maiores concorrentes estão fazendo nas mídias sociais. Veja quais plataformas eles usam e o que estão tentando alcançar. Armado com essa informação, você pode trabalhar na diferenciação da sua marca.

 

5) Escolha quais redes sociais

Nem todas as redes sociais servem ao mesmo propósito, e nem todas são adequadas para sua marca.

Se você é do nicho automotivo, talvez o LinkedIn não seja pra você. Mas o Instagram e Tiktok, por exemplo, sejam.

Para definir, você precisará pensar nas redes sociais que seu público-alvo está usando. Liste todas as redes que você deseja usar e veja aquelas que sua persona usaria.

 

6) Pense no seu conteúdo

Uma vez que você tenha identificado as redes sociais que deseja usar, você precisará garantir que você produza conteúdo que se adapte à plataforma. Tenha em mente que diferentes tipos de conteúdo atraem diferentes públicos.

Você já deve ter percebido que o conteúdo do YouTube não é o mesmo do Instagram e vice-versa. Portanto, adapte seu conteúdo e não deixe de criar.

 

7) Meça seu desempenho

Use as informações que as redes sociais informam para medir o desempenho do seu perfil. Isso lhe dará uma visão mais completa da presença da sua marca nas mídias sociais. As análises encontradas nas redes sociais podem fornecer informações detalhadas sobre o desempenho de suas postagens.

 

8) Use ferramentas de rede social

Faça algumas pesquisas sobre as várias ferramentas e softwares online que você pode usar para gerenciar as redes sociais da sua marca.

Programas de gerenciamento de mídias sociais que agendam suas postagens podem ser úteis, assim como software de análise e serviços de rastreamento de redes sociais.

Falando especificamente da META (Facebook e Instagram), eles não costumam gostar do uso dessas ferramentas. Eles possuem a própria, que se chama “Estúdio de Criação”. Este pode ser acessado através do site: https://business.facebook.com/creatorstudio/

 

9) Atribuir funções de equipe

Faça uma lista das pessoas responsáveis por várias tarefas relacionadas à sua estratégia de rede social. Considere quem será responsável por criar o conteúdo, postar atualizações e medir o desempenho de suas atividades nas redes sociais.

 

10) Revise sua estratégia de marketing

O passo final é garantir que sua estratégia de marketing esteja funcionando como planejado.

Verifique seu objetivo contra sua missão – você conseguiu o que você queria?

Ajuste o conteúdo que você está criando e as redes sociais que você está usando, se necessário.

Lembre-se que sua estratégia deve evoluir à medida que você aprende. Acima de tudo – não tenha medo de experimentar novas ideias.

Ter uma estratégia de marketing pode ajudá-lo a melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais.

 

Se você chegou até aqui e finalizou todos os passos, te convido para dar o próximo passo e conhecer a estratégia que criamos e teve bons resultados em 30 dias sem investimentos: https://mi-lance.com.br/estrategia-que-mais-deu-resultado-em-um-perfil-pequeno/

 

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Marcelo Diego

Marcelo Diego

Gearhead e empreendedor digital.

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